Postado em 24 de Janeiro às 10h23

Agência Nacional de Saúde dá dicas para prevenir a reprodução do Aedes Aegypti

Imprensa Prefeitura (64)

Mosquito é transmissor de doenças como febre amarela, dengue, zika e chikungunya

Barra Velha Mosquito é transmissor de doenças como febre amarela, dengue, zika e chikungunya Com a chegada do verão e a elevação da temperatura é comum o aumento na quantidade de insetos nas residências. Entre os...

Com a chegada do verão e a elevação da temperatura é comum o aumento na quantidade de insetos nas residências. Entre os mais conhecidos e temidos está o Aedes Aegypti, transmissor de diversas doenças. O mosquito costuma viver dentro de casa e perto do homem. Com uma rotina diurna, ele se alimenta de sangue humano entre o amanhecer e entardecer. Sua reprodução acontece em ambientes que acumulam água parada, onde a fêmea coloca seus ovos.

Parente próximo do pernilongo, o Aedes Aegypti é pequeno, medindo menos de um centímetro, de cor café ou preta e listras brancas pelo corpo e pernas. Apesar da aparência inofensiva, o mosquito transmite doenças como a dengue, a zika, a febre amarela e a chikungunya.

Em apenas 15 minutos é possível fazer uma limpeza na residência para acabar com o acúmulo de água parada. A Agência Nacional de Saúde dá dicas e orientações para prevenir a reprodução do Aedes Aegypti.

· Tampar toneis e caixas d’água;

· Manter as calhas limpas;

· Deixar garrafas viradas com a boca para baixo;

· Manter lixeiras bem tampadas;

· Deixar ralos limpos e com a aplicação de tela;

· Limpar semanalmente pratos de vasos de plantas ou enchê-los com areia;

· Limpar regularmente os potes de águas dos animais de estimação;

· Realizar a manutenção periódica de áreas de piscina;

· Limpar ralos e canaletas externas;

· Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

· Deixar lonas bem esticadas para evitar a formação de poças d’água;

· Verificar instalações de área de festa, banheiros e copa.

Ao tomar os cuidados necessários, é possível evitar o aparecimento de doenças, além de zelar pela saúde da família e de toda a comunidade. 

Veja também

Escola David Pedro Espíndola deve ser municipalizada até 201926/02Unidade de ensino atende com uma extensão da Escola Básica Professora Antônia Gasino de Freitas A Escola de Educação Básica David Pedro Espíndola, localizada no Bairro São Cristóvão, está funcionado desde o início do ano letivo com uma extensão da Escola Básica Municipal Professora Antônia Gasino de Freitas. O local está atendendo quase 467 alunos do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental, nos períodos......

Voltar para (Novidades de Barra Velha)