Postado em 19 de Maio de 2015 às 15h09

COM A MÃO NA TAÇA

Esportes (20)

Junção entre Barra Velha e Balneário Camboriú garante o título da Copa Leste Norte.


As atletas barravelhenses de handebol voltaram às quadras nesse domingo, 17, com o pé direito. O elenco que, recentemente uniu-se ao time de Balneário Camboriú, enfrentou outras cinco equipes na Copa Leste Norte pela categoria cadete e sagrou-se campeão. O FMEBC/FUMTECBV, como foi denominado após a fusão, venceu a forte equipe de Itajaí na final pelo placar de 10 x 9 no complexo esportivo Sérgio Lorenzato.
E se o ditado diz que o ataque é a melhor defesa, a equipe o fez valer. No primeiro jogo a vitória veio sobre a equipe de São José pelo placar de 14 x 07. Na sequência, entraram em quadra para enfrentar Jaraguá do Sul e venceram por 17 x 04. A tarde ainda reservava uma vitória sob a equipe de Blumenau por 15 x 12 e uma vitória esmagadora sob Joinville por 26 x 01.
Entre fintas e arremessos as garotas fizeram frente a grandes cidades e terminaram a competição invictas. Além do FMEBC/FUMTECBV e a equipe de Itajaí, o campeonato terminou com São José na terceira posição, seguido por Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville.


Parceria que deu certo


Com um elenco campeão estadual em 2013 na categoria infantil (12 a 14 anos), a comissão técnica vinha encontrando dificuldades em montar um time competitivo para o ano de 2015, tendo em vista que as atletas já subiram de categoria e estão na cadete (14 a 16). Atualmente sete atletas possuem idade para disputar a categoria, fato que obrigaria o treinador a utilizar atletas do infantil para preencher as vagas. Segundo o treinador, Jairo Hermógenes Gabriel, é comum a desistência das jogadoras nessa idade, pois muitas começam a trabalhar ou assumem outros compromissos.
Diante disso, iniciou-se uma conversa com a Comissão Técnica da equipe de Balneário Camboriú, na pessoa do professor Gerson Cabral, para unir as equipes – já que a cidade vizinha enfrentava o mesmo problema. De acordo com Jairo, o relacionamento entre as duas comissões e as atletas dos dois times sempre foi extremamente amigável. “Quando uma equipe ia para algum campeonato e a outra não podia, utilizávamos algumas atletas emprestadas,” destaca.
Pensando no futuro das garotas dentro do esporte, a Fundação Municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Barra Velha aceitou a proposta de fusão. Com o time renomeado para FMEBC/FUMTECBV, um novo elemento se junta à parceria: a Universidade do Vale do Itajaí – Univali, fator positivo que poderá render bolsas de estudo de acordo com o desempenho das atletas.
Apesar da junção das equipes, as atletas continuam treinando em Barra Velha e recebendo apoio do governo municipal. Os treinamentos, assim como os campeonatos, continuarão sobre a tutela do técnico barravelhense Jairo Hermógenes Gabriel, professor contratado pela Fumtec.

  • Barra Velha -

Veja também

Como fotografar08/03/15 Fotograr é uma maneira de guardar o que se viu. Mas como fotograr, o que fotografar... Já ouvi diversas histórias que não se deve fotografar lugares sem você ou quem está com você estiver na foto. Acho isso uma grande bobagem. Eu adoro fotografar lugares - mesmo que não profissionalmente. Acho que você deve fotografar o que desejar, mas com algumas dicas.......
Barra Velha é vice-campeã geral dos Jogos da Amvali15/09/15 Campeonato que visa integrar os municípios do Vale do Itapocu reuniu seis cidades e mais de 180 atletas      A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu através do Colegiado de Esporte realizou de 08 a......
Santur inicia pesquisa turística em Barra Velha21/01/16      A pesquisa que vai avaliar a demanda turística de Barra Velha começou a ser feita nessa quinta-feira em três pontos da cidade. Realizada pela Santur, órgão responsável pela promoção do......

Voltar para (Novidades de Barra Velha)