Postado em 19 de Maio de 2015 às 15h09

COM A MÃO NA TAÇA

Esportes (21)

Junção entre Barra Velha e Balneário Camboriú garante o título da Copa Leste Norte.


As atletas barravelhenses de handebol voltaram às quadras nesse domingo, 17, com o pé direito. O elenco que, recentemente uniu-se ao time de Balneário Camboriú, enfrentou outras cinco equipes na Copa Leste Norte pela categoria cadete e sagrou-se campeão. O FMEBC/FUMTECBV, como foi denominado após a fusão, venceu a forte equipe de Itajaí na final pelo placar de 10 x 9 no complexo esportivo Sérgio Lorenzato.
E se o ditado diz que o ataque é a melhor defesa, a equipe o fez valer. No primeiro jogo a vitória veio sobre a equipe de São José pelo placar de 14 x 07. Na sequência, entraram em quadra para enfrentar Jaraguá do Sul e venceram por 17 x 04. A tarde ainda reservava uma vitória sob a equipe de Blumenau por 15 x 12 e uma vitória esmagadora sob Joinville por 26 x 01.
Entre fintas e arremessos as garotas fizeram frente a grandes cidades e terminaram a competição invictas. Além do FMEBC/FUMTECBV e a equipe de Itajaí, o campeonato terminou com São José na terceira posição, seguido por Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville.


Parceria que deu certo


Com um elenco campeão estadual em 2013 na categoria infantil (12 a 14 anos), a comissão técnica vinha encontrando dificuldades em montar um time competitivo para o ano de 2015, tendo em vista que as atletas já subiram de categoria e estão na cadete (14 a 16). Atualmente sete atletas possuem idade para disputar a categoria, fato que obrigaria o treinador a utilizar atletas do infantil para preencher as vagas. Segundo o treinador, Jairo Hermógenes Gabriel, é comum a desistência das jogadoras nessa idade, pois muitas começam a trabalhar ou assumem outros compromissos.
Diante disso, iniciou-se uma conversa com a Comissão Técnica da equipe de Balneário Camboriú, na pessoa do professor Gerson Cabral, para unir as equipes – já que a cidade vizinha enfrentava o mesmo problema. De acordo com Jairo, o relacionamento entre as duas comissões e as atletas dos dois times sempre foi extremamente amigável. “Quando uma equipe ia para algum campeonato e a outra não podia, utilizávamos algumas atletas emprestadas,” destaca.
Pensando no futuro das garotas dentro do esporte, a Fundação Municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Barra Velha aceitou a proposta de fusão. Com o time renomeado para FMEBC/FUMTECBV, um novo elemento se junta à parceria: a Universidade do Vale do Itajaí – Univali, fator positivo que poderá render bolsas de estudo de acordo com o desempenho das atletas.
Apesar da junção das equipes, as atletas continuam treinando em Barra Velha e recebendo apoio do governo municipal. Os treinamentos, assim como os campeonatos, continuarão sobre a tutela do técnico barravelhense Jairo Hermógenes Gabriel, professor contratado pela Fumtec.

  • Barra Velha -

Veja também

Competidores beneficiados com o Bolsa Atleta são apresentados oficialmente19/02/16      O dia 19 de Fevereiro além de marcar o dia nacional do esportista terá um significado diferente para Barra Velha a partir desta sexta-feira. A manhã de hoje marcou a entrega da bolsa atleta para os oito classificados no programa municipal. No primeiro ano de exercício da Lei Municipal n°1492 de 23 de Novembro de 2015, o auxilio vai de nível estudantil a......
20ª Festa Nacional do Pirão já tem suas representantes05/04/16 Na noite de sexta-feira, 01, a Sociedade Recreativa de Barra Velha foi sede do baile que elegeu a nova Rainha e Princesas da 20ª Festa Nacional do Pirão. Alyne Aviz, 17 anos, representante da Associação Raios do Sol, conquistou os......

Voltar para (Novidades de Barra Velha)