Postado em 25 de Junho de 2015 às 10h00

COMTUR empossa novos conselheiros

Turismo (39)

COMTUR empossa novos conselheiros

Instituído em 1998 sob caráter consultivo, o conselho deve incentivar as ações voltadas à formulação, implantação e execução da Política Municipal de Turismo.

A primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo, realizada na tarde de quinta-feira reuniu diversos representantes do setor hoteleiro e gastronômico da cidade, além das associações ligadas ao turismo. Após dois anos da criação do Conselho Municipal de Turismo, Esporte e Cultura – (Comtec), o poder executivo de Barra Velha promove a reestruturação visando estreitar as ligações com o turismo. A assembleia teve início com a posse dos oito representantes do governo e em seguida o presidente da Fumtec, Thiago Pinheiro, explanou sobre como deveria ser feito a escolha dos membros da sociedade civil.

Em consenso, os candidatos optaram por não fazer eleição, e sim uma conversa para definir o nome. “Fico muito contente com a forma que começou essa gestão do conselho. Definir o nome após uma conversa ao invés de uma eleição é muito mais significativo. É sinal que ele realmente representa aquele setor,” disse Thiago. Assim definido, oito vagas foram distribuídas entre representantes da sociedade civil, da seguinte forma: CDL (01), Associações Ligadas ao Turismo (02), Hotéis, Pousadas e Similares (01), Restaurantes, Bares e Similares (01), Imobiliárias (01) e Agências de Turismo (02).

Fernanda Caroline Becker presidiu o COMTEC durante dois anos e agora está novamente entre as titulares das agências de viagens. A turismóloga afirma que o período em que ficou a frente do conselho foi de grande valia, pois “serviu como mais uma experiência profissional, pelo contato com pessoas competentes em suas áreas, pela disseminação de ideias e a conclusão de que podemos fazer melhor sempre pela nossa cidade,” disse ela.

No entanto, Fernanda destaca que o fato de ser um conselho com as três áreas distintas, infelizmente nem sempre supria as expectativas de todos e isso foi gerando desmotivação para alguns. Com a reestruturação do Conselho, estreitando os laços com o turismo, ela acredita que será mais fácil debater, propor parcerias e construir propostas de gestão que esteja em acordo com os interesses econômicos, sociais e ambientais locais.

A partir de agora o Conselho se reunirá para definir o regimento interno e escolher a mesa diretora para dar início aos trabalhos. A próxima reunião está marcada para acontecer no dia 13 de julho às 15h na Câmara Municipal. Os debates são abertos à população, porém só os conselheiros é que tem direito a voto. 

  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -

Veja também

As inscrições para escolha da rainha e princesas da 22ª Festa Nacional do Pirão07/03/18 As inscrições para escolha da rainha e princesas da 22ª Festa Nacional do Pirão estão oficialmente abertas e podem ser feitas na Fundação de Turismo Esporte e Cultura (FUMTEC) localizada na Praça Lauro Carneiro de Loyola no centro da cidade. As candidatas devem ter entre 16 a 26 anos de idade e seguir os requisitos impostos pelo regulamento. O Baile da......
"Santa Catarina é a bola da vez no turismo", diz secretário Pavan28/09/17 O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, retorna nesta quinta-feira, 28, da 45ª Abav Expo Internacional de Turismo, a mais tradicional e importante feira do setor no país, otimista com as perspectivas para o......

Voltar para (Novidades de Barra Velha)