Postado em 24 de Junho de 2016 às 11h39

Festa Nacional do Pirão completa 20 anos

Gastronomia (5)Turismo (17)Eventos (6)Cultura (8)

Noite de homenagens marcou o lançamento da 20ª edição do evento.

     “A farinha já está pronta e quando o caldo do pirão ferver, a 20ª Festa Nacional do Pirão estará pronta pra te receber.” Com essa frase foi lançada oficialmente a edição 2016 da festa que acontecerá entre os dias 06 e 11 de setembro em Barra Velha. A cerimônia em comemoração aos 20 anos do evento aconteceu na noite de quinta-feira, 23, na Parada Ferreti, e contou com presenças especiais para algumas homenagens. Na ocasião também foi lançado o selo oficial de Capital Catarinense do Pirão.

     O prefeito Claudemir Matias garante que para comemorar essa data histórica, o público terá a melhor festa de todos os tempos. “Já temos uma programação sólida com os melhores shows nacionais, além de muita gastronomia a base de pirão e apresentações culturais”. Matias relembrou também a criação da festa em 1997, quando o ator Fausto Rocha Júnior (in memorian) era Secretário de Turismo de Barra Velha e, junto com o artista plástico Juarez Machado e o então prefeito Orlando Nogaroli, tiveram a ideia de adotar o pirão como prato símbolo da cidade.

     A viúva de Fausto Rocha, Dircéia Cordeiro, retornou ao município e compareceu a cerimônia para receber uma homenagem em memória do esposo pelos valorosos trabalhos prestados à Barra Velha. “Fico muito feliz pela iniciativa de lembrar o nome do Fausto. Com certeza ele está lá em cima aplaudindo. Desde que ele adoeceu e se afastou do cargo de secretário, sempre pediu para que a festa não acabasse,” recordou Dircéia. Na ocasião, o ex prefeito Orlando Nogaroli também foi lembrado e se emocionou ao ser homenageado.

     Outro ponto alto do evento foi o reencontro com as rainhas e princesas que marcaram seu nome nessas duas décadas de Festa do Pirão. A organização conseguiu reunir representantes de 15 edições. Elas receberam da mão das atuais realezas, a panelinha símbolo do município em versão comemorativa. Segundo o diretor da Fumtec, João Antônio Vicente, a tradicional panela azul e amarela foi substituída por uma branca e dourado. “Produzimos esse lote limitado para lembrar as bodas de porcelana, retratado no branco e o dourado para remeter a algo especial e comemorativo,” disse.

     Capital Catarinense do Pirão
     Decretada oficialmente como Capital Catarinense do Pirão através da Lei Estadual 16.935/2016, Barra Velha conheceu ontem o selo oficial que será incorporado ao material de divulgação do município. O autor da lei, Deputado Estadual Antônio Aguiar, foi representado pelo Chefe de Gabinete, Daniel Heyse, que entregou ao prefeito Claudemir Matias, uma placa com a imagem do selo.

     Sobre a Festa
     A Festa Nacional do Pirão iniciará no dia 06 de setembro com os shows nacionais de Zé Felipe e Michel Teló. No dia 07 é a vez do show Cabaré, dos cantores Leonardo e Eduardo Costa. Sexta-Feira, dia 09, o cantor Thiaguinho subir ao palco e cantar seus hits. No sábado a festa continua com Gusttavo Lima e encerra no domingo, 11, com Dany e Rafa. Os ingressos já estão disponíveis através do site ingressonacional.com.br e a partir da próxima semana estará nos pontos de venda físico.

 

Texto: Alan Willian
Fotos: Cleiton Reinert
Mais Informações: (47) 3446-1231 – Alan Willian 

  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -

Veja também

Como fotografar08/03/15 Fotograr é uma maneira de guardar o que se viu. Mas como fotograr, o que fotografar... Já ouvi diversas histórias que não se deve fotografar lugares sem você ou quem está com você estiver na foto. Acho isso uma grande bobagem. Eu adoro fotografar lugares - mesmo que não profissionalmente. Acho que você deve fotografar o que desejar, mas com algumas dicas.......
Ação de Páscoa do CRAS acontece em clima de muita alegria19/03/15Crianças receberam chocolates doados pela Cacau Show de Barra Velha Com a participação de 144 crianças, que estavam acompanhadas de seus familiares, aconteceu na noite do último sábado, 14 de março, a primeira ação de Páscoa do Centro de Referência de......
Operação Elpídio Barbosa encerra as atividades em Barra Velha27/07/15 Durante dez dias o grupo de 25 acadêmicos realizou mais de 100 oficinas no município Barra Velha sediou no sábado, 25, o encerramento do Projeto Rondon. A Operação Elpídio Barbosa, como foi denominada, é a......

Voltar para (Novidades de Barra Velha)