Postado em 02 de Fevereiro de 2016 às 14h05

Roteiro Caminhos do Interior é criado em Barra Velha

Turismo (18)

     A reunião realizada na Prefeitura de Barra Velha na tarde de segunda-feira, 01, oficializou a implantação da rota turística “Caminhos do Interior” no município. A iniciativa da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura é expandir o fluxo turístico para a área rural onde, além das belezas naturais, há uma variedade de produtores aptos a atender os apreciadores do dia-a-dia na roça. Mais de vinte ruralistas já aderiram ao programa que contará também com o apoio da Secretaria de Agricultura e Vigilância Sanitária para a padronização das normas sanitárias.

     A primeira parte do roteiro será implantada nas comunidades de Medeiros, Rio Novo e Itinga. De acordo com o presidente da Fumtec, Thiago Pinheiro, o próximo passo é a definição do nome para cada comércio ou ponto de parada. “O nome da rota foi definido por unanimidade entre os produtores e agora cada um dará nome ao seu ponto. A cada encontro a rota rural se fortalece,” destacou. Na reunião também foi apresentada a marca oficial do projeto. Com um tiê sangue estampado na capa, o roteiro retrata a ave símbolo da mata atlântica. Abaixo, o pai e os filhos caminham por uma estrada de barro conduzindo um carro de boi, talvez o maior símbolo da área rural. A fotografia é de André Ignácio e foi a vencedora do concurso fotográfico 2015.

     Segundo Thiago, serão colocados três portais indicando o início da rota: um no início da Rua João Pedro de Oliveira, no bairro São Cristóvão, e outros dois no bairro Medeiros. “Cada ponto de parada terá uma placa de sinalização. Também estamos produzindo um mapa no mesmo formato do que já usamos para promover a área urbana. Tudo isso sem onerar custos aos participantes.” Thiago acredita que o projeto vai trazer inúmeros benefícios para a comunidade, como melhorias na sinalização urbana, na malha viária e claro, fomentando a economia dos produtores.

     O roteiro já conta com produtores de farinha, conservas, embutidos, hortifrutigranjeiros, pontos de gastronomia, um pesque pague e outros. Além desses a rota incluirá atrativos já conhecidos como a produção de cristais, a Parada Ferreti e a Capela Cristo Rei. Inaugurada no dia 22 de setembro de 1957 a capela Cristo Rei no bairro Rio Novo, pode ser considerada uma das mais antigas e preservadas capelas da Paróquia Divino Espírito Santo. 

  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -

Veja também

Como fotografar08/03/15 Fotograr é uma maneira de guardar o que se viu. Mas como fotograr, o que fotografar... Já ouvi diversas histórias que não se deve fotografar lugares sem você ou quem está com você estiver na foto. Acho isso uma grande bobagem. Eu adoro fotografar lugares - mesmo que não profissionalmente. Acho que você deve fotografar o que desejar, mas com algumas dicas.......
No ritmo de um casal campeão18/05/15 No ritmo de um casal campeão Dupla barravelhense participa da etapa estadual do JASTI em Criciúma Os passos cadenciados são de um casal jovem, ou pelo menos nesse caso, de alma rejuvenescida. Ela se porta como uma dama sob o salto......

Voltar para (Novidades de Barra Velha)