Postado em 13 de Março de 2018 às 10h48

Vigilância Epidemiológica promove campanha contra Tuberculose em Barra Velha

Imprensa Prefeitura (84)

Tratamento é gratuito e pode ser feito na UBS mais próxima

Barra Velha Tratamento é gratuito e pode ser feito na UBS mais próxima Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março, a Vigilância Epidemiológica de Barra Velha...

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março, a Vigilância Epidemiológica de Barra Velha promove campanha contra a doença no município. A equipe vai oferecer palestras para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, nos dias 24 de março e 2 de abril, na Câmara de Vereadores. O trabalho será realizado para repassar aos profissionais da saúde os dados atualizados da doença no município, assim, ações preventivas poderão ser realizadas.

Transmitida pelo ar por uma bactéria, a Tuberculose pode afetar em 90% dos casos o pulmão. Nas demais situações a doença também pode trazer problemas para outros órgãos e sistemas do corpo. Na forma pulmonar seus principais sintomas são: tosse por mais de três semanas, emagrecimento, febre, cansaço excessivo e suor noturno. Segundo Vinicius Machado Caniato, médico da Vigilância Epidemiológica, a Tuberculose tem cura, mas precisa ser tratada corretamente.

O município oferece tratamento de forma gratuita, nas unidades básicas de saúde. O paciente precisa ir ao posto de saúde de seu bairro para tomar a medicação diariamente. Em situações de doentes acamados ou muito debilitados a medicação será feita em domicílio, pelas agentes comunitárias de saúde. Todas as unidades estão capacitadas para o diagnóstico e tratamento da doença.

Os grupos que apresentam maior chance de adoecer são crianças menores de 10 anos, pessoas com mais de 60 anos, pacientes com doenças que comprometem a imunidade como diabetes, doenças reumáticas auto- imunes portadores do vírus HIV, privados de liberdade, moradores de rua, e população indígena.

A melhor forma de prevenção é manter portas e janelas bem abertas para facilitar a ventilação. Ao sinal de algum dos sintomas, o indicado é procurar o posto de saúde mais próximo para realizar os exames.

Imprensa PMBV
Pâmela Simas Fogaça
47 99210-2889 3446-7745
bvimprensa@gmail.com

Veja também

Secretaria Municipal de Saúde promove mutirão de cirurgias de pterígio, ultrassom e exames de laboratório05/06/19 Neste sábado (8), a Prefeitura de Barra Velha por meio da Secretaria Municipal de Saúde promove mutirão de ultrassom, na policlínica. Nesta edição do mutirão serão atendidas mais de 50 gestantes que aguardam na fila de espera. A Secretaria de Saúde também iniciou nessa semana o mutirão de exames de laboratório que pretende zerar......
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável busca promover a Semana do Microempreendedor Individual em Barra Velha01/03/18Sedes analisa a possibilidade de implantação do programa Juro Zero O secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Marcelo Mauri da Cunha, esteve na terça-feira, 27, em reunião com o diretor de apoio a Micro e Pequenas Empresas, Márcio Manoel da Silveira, na Secretaria do......

Voltar para (Novidades de Barra Velha)