Postado em 27 de Julho de 2015 às 16h57

Operação Elpídio Barbosa encerra as atividades em Barra Velha

Turismo (39)

Durante dez dias o grupo de 25 acadêmicos realizou mais de 100 oficinas no município
Barra Velha sediou no sábado, 25, o encerramento do Projeto Rondon. A Operação Elpídio Barbosa, como foi denominada, é a décima missão do projeto realizado pela Udesc e abrangeu seis cidades do norte catarinenses recebendo 240 rondonistas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Brasília. Do dia 15 a 25 de julho, os rondonistas instalaram-se nos municípios e auxiliaram a comunidade. Em sua maioria, são acadêmicos que utilizam o período de férias para essa imersão e, mais do que isso, participaram de uma intensa troca de informações e saberes com moradores e com os membros desse intercâmbio. 

O cronograma de atividades é criado pelos gestores do projeto em parceria com as prefeituras, que indicam as prioridades de cada local. O grupo de 25 estudantes que ficou instalado em Barra Velha realizou palestras de diversos temas para crianças, profissionais da rede de ensino e moradores como: humanização no atendimento de secretarias municipais, bullying, boas práticas de manipulação de alimentos. Oficinas também convidavamm as crianças a interagir: criação de brinquedos com materiais recicláveis, atividades lúdicas e recreativas e artes cênicas. 

Uma das principais ações desenvolvidas pelo grupo foi a revitalização da Praça Lauro Loyola. Durante três dias os acadêmicos deram uma nova cara a um dos principais atrativos da cidade pintando o palco e a sede da Fumtec, alvo de vândalos ao decorrer do tempo. “Já estávamos orçando para fazer a pintura e essa ajuda veio na hora certa. Nós compramos todo o material necessário e eles entraram com a mão de obra. Essa ação gerou uma economia de R$5 mil aos cofres da Fumtec,” comentou o presidente Thiago Pinheiro. 

Entre os integrantes do grupo estava Jean Bender, acadêmico natural de Chapecó. “Todos somos capazes de mudar o mundo, pois somos agentes de transformação. Se apenas um grupo de pessoas consegue mudar e despertar tantos sentimentos em uma cidade por dez dias, imagine o mundo inteiro se contagiar desse sentimento.”

Mais Sobre o Projeto Rondon:
Criado por meio da Portaria nº 1192/2010, o Núcleo Extensionista Rondon – NER/UDESC vem possibilitando o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da Universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários do Estado de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.

A atuação extensionista tem proporcionado aos acadêmicos a percepção de que a Instituição de Ensino Superior cumpre com o princípio de que é imprescindível para a formação do profissional sua efetiva interação com a sociedade, seja para se situar historicamente, para se identificar culturalmente ou para referenciar sua formação técnica com os problemas que um dia terá que enfrentar.

  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -

Veja também

Barra Velha participa de Roteiro Turístico que abrange três cidades do estado.06/10/17 O projeto que é conhecido como Rota das Graças tem a finalidade de atrair turistas para um roteiro diferenciado, que inclui Cultura, Religião e Turismo Rural. A proposta deste projeto é proporcionar opões de turismo aos visitantes, fazendo com que os turistas que aqui chegam fiquem mais tempo na região, devido ao fato de que o perfil de nossos visitantes é de......
Programa de Adoção de Praças ganha novos pontos03/07/15 Essa semana novos pontos foram incluídos no Programa de Adoção de Praças (PAP) em Barra Velha e agora já somam oito espaços disponíveis, em um total de doze. Através desse projeto a Prefeitura de Barra......
Barra Velha lança aplicativo turístico para celulares29/12/16      Comodidade e modernidade em um toque. É com esse conceito que a Fundação de Turismo, Esporte e Cultura de Barra Velha, lança nessa semana o aplicativo oficial do município para celulares. A novidade......

Voltar para (Novidades de Barra Velha)