Postado em 26 de Julho de 2018 às 08h58

Prefeitura de Barra Velha lança 22ª edição da Festa Nacional do Pirão

Turismo (39)

Festa acontece de 5 a 9 de setembro

Barra Velha Festa acontece de 5 a 9 de setembro Prefeitura de Barra Velha lança 22ª edição da Festa Nacional do Pirão Festa acontece de 5 a 9 de setembro A maior festa cultural e gastronômica de...

Prefeitura de Barra Velha lança 22ª edição da Festa Nacional do Pirão

Festa acontece de 5 a 9 de setembro

A maior festa cultural e gastronômica de Barra Velha foi oficialmente lançada nesta quarta-feira, dia 25 de julho. A Prefeitura de Barra Velha, por meio da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura – FUMTEC, deu início à 22ª Festa Nacional do Pirão, que acontece de 5 a 9 de setembro.

O lançamento aconteceu no salão Bellas Festas, no Bairro São Cristóvão, e contou com a participação do prefeito Valter Zimmermann, da primeira-dama Soneiva Cruz, do vice-prefeito Fábio Brugnago, do presidente da Câmara de Vereadores, Alex Palmital, do presidente da FUMTEC, Daniel Pontos da Cunha, do secretariado municipal, da imprensa local, entre outras autoridades convidadas.

Uma das novidades deste ano na Vila Açoriana, espaço que será montado no ginásio de esportes Alfredo José de Borba, é o palco literário, onde a FUMTEC em parceria com a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina - seccional de Barra Velha, vai receber uma programação com escritores, poesia e música. No palco cultural, danças típicas, apresentações folclóricas e o popular concurso “Farinha pouca, meu pirão primeiro”, vão mostrar as tradições açorianas presentes em Barra Velha.

Outro destaque para esta edição da festa, é a realização da 1ª trilha de integração de jipeiros. A trilha contará com a participação de atletas de diversas regiões do Brasil que vão percorrer o interior da cidade, promovendo o turismo na rota Caminhos do Interior. O encontro de trilheiros Pirão na Lama também é presença confirmada. Na sua 6ª edição, promete muita adrenalina para os amantes do motocross.

O rodeio country receberá nesta edição uma nova estrutura de som, luz, arquibancadas e arena. Nos dias 6, 7 e 8 de setembro, o público poderá acompanhar montaria em touro, palhaços, show pirotécnico, com entrada gratuita. Na praça de alimentação, dez barracas de associações vão comercializar pratos típicos de Barra Velha. Pirão com linguiça e outras opções da gastronomia barra-velhense poderão ser provadas durante os cinco dias de festa.

Shows Nacionais

O primeiro dia de festa, 5 de setembro, terá o show gratuito da dupla Milionário e Marciano, apresentando o projeto “Lendas”. No dia 6, os fundadores do sertanejo universitário, João Neto e Frederico, vão se apresentar no palco da festa, trazendo sucessos como “Lê lê lê”.

No feriado da Independência, dia 7 de setembro, a Festa do Pirão recebe as irmãs sertanejas Simone e Simaria, donas do hit “Meu violão e o nosso cachorro”. Os sertanejos Marcos e Belutti assumem o palco da festa no sábado, dia 8. A dupla estourou nacionalmente com a música “Domingo de manhã”, em 2014. Os cantores continuam fazendo sucesso com músicas como “Eu era” e “Romântico anônimo”.

O último show acontece no domingo, dia 9 de setembro. A dupla romântica Jorge e Mateus, consagrada com os hits “Pode chorar”, “Voa beija-flor”, entre outras músicas, vai encerrar a grade de shows nacionais.

Os ingressos estão à venda no site https://goo.gl/dzEQe9 e nos pontos de venda:
- Lizz Roupas e Acessórios – Centro
- Farmapassos – Centro
- Farmácia União – Centro
- Néia Boutique – Centro
- Paviloche – Centro
- Farmácia Bittencourt – São Cristóvão
- Farmácia Itajuba – Itajuba
- Bilheteria da festa – Rua Paraná, nº 610 – Centro
São João do Itaperiú
- Mercado Barrim

História da Festa Nacional do Pirão

Com o intuito de promover o turismo na baixa temporada, o então prefeito de Barra Velha, Orlando Nogaroli, junto com o secretário de Turismo, Fausto Rocha Junior e o artista plástico Juarez Machado, criaram a Festa Nacional do Pirão, em 1997. O evento foi destaque no ano seguinte, com a presença do jornalista Maurício Kubrusly, que apresentou a festa em rede nacional através do programa Fantástico, da Rede Globo.

No ano de 2017, a festa foi novamente destaque com a reportagem da jornalista e apresentadora Renata Alves no programa Hoje em Dia, transmitido pela Record TV. A matéria focou não só na gastronomia, mas também no lado pitoresco do pirão, suas variedades e o concurso “farinha pouca, meu pirão primeiro”, que elege o mais rápido comedor de pirão do Brasil.

Com o passar dos anos, a festa cresce em número de visitantes, dimensões e atrações. A cada edição, a Festa Nacional do Pirão abre espaço para apresentações diversas, shows nacionais, apresentações culturais açorianas, e a gastronomia a base do pirão.

  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -

Veja também

Operação Elpídio Barbosa encerra as atividades em Barra Velha27/07/15 Durante dez dias o grupo de 25 acadêmicos realizou mais de 100 oficinas no município Barra Velha sediou no sábado, 25, o encerramento do Projeto Rondon. A Operação Elpídio Barbosa, como foi denominada, é a décima missão do projeto realizado pela Udesc e abrangeu seis cidades do norte catarinenses recebendo 240 rondonistas de Santa Catarina, Rio Grande......
Realezas da 21ª Festa Nacional do Pirão visitam cidades da região.21/08/17Evento acontecerá entre os dias 06 a 10 de setembro em Barra Velha e contará com um atrativo a mais no ano de 2017. O presidente de Turismo Daniel Pontes da Cunha junto com a realeza da Festa do Pirão, Rainha Thauana, primeira princesa Thaina e segunda princesa Diandra estiveram visitando cidades da região. A caravana já passou pelas cidades de: Luis......
MORRO DO CRISTO É REVITALIZADO22/12/17 O Morro do Cristo fica localizado no centro da cidade, possui 40 metros de altura e possui em seu topo uma réplica do Cristo Redentor. Do alto pode-se avistar parte da cidade, a lagoa e a maioria das praias. O ponto turístico é sem......

Voltar para (Novidades de Barra Velha)